terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Flor de Sal

A obtenção de Sal para consumo é hoje um processo que completamente industrializado mas com mui antigas tradições. O sal industrial não tem nada de gourmet mas a Flor de Sal é conseguida por processos naturais e recolhida por processos manuais. A Flor de Sal tem muito de gourmet.
O que é? - Algum especialista quer ir dar uma ajuda à Wikipedia sobre este assunto? -A Flor de Sal é constituída pela camada de cristais que se forma à superfície das marinhas artesanais. Não é sal refinado e por isso é pleno de outros nutrientes marinhos. Em Aveiro diz-se que a flor de sal era usada como prenda preciosa a médicos por quem trabalhava na sua apanha e não tinha outra maneira de pagar uma consulta.

A mais famosa flor de sal a nível internacional é a francesa. - O artigo na Wikipedia está mais completo. No entanto quando comparada com a portuguesa dificilmente se escolhe outra. Muitos clientes estrangeiros ficam maravilhados com a sua brancura e com o seu baixo preço. Queria deixar um link que relata um dos muitos prémios recebidos pela Flor de Sal de Tavira de Rui Simeão no site promocional do Allgarve. O Sal Flor da Ria possui uma página própria aqui.

A Flor de Sal tem cada vez mais procura e a oferta também está a aumentar. Na Doce Pimenta podia encontrar apenas a Flor de Sal de Tavira mas agora também a Flor de Sal da Ria. Este último sal é produzido nas salinas de Aveiro e de Alcácer do Sal.

Um conselho gourmet adicione a Flor de Sal o mais tarde possível nos seus cozinhados para que o seu sabor não se perca.A Organização Mundial de Saúde recomenda um consumo diário de 5g de sal… Quando abrir a sua Flor de Sal prove-a imediatamente para sentir o sabor do mar.

Bom apetite.

1 comentário:

Unknown disse...

Os blogues e... Tavira (228)

A obtenção de sal para consumo humano é um processo crescentemente industrializado, mas que antigas tradições e novas sapiências teimam em contrariar...