terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

A mãe, o pai ou o berço?


Vinagre. Pelo que consegui descobrir a palavra vinagre é uma palavra composta proveniente do françês, «vin aigre».

Para fazer vinagre é necessário vinho -ou outra bebida fermentada- sendo o resultado da sua oxidação. Neste processo (fermentação acética) é adicionado ao vinho a «mãe do vinagre», uma mistura de bactérias denominadas acetobactérias que transformam o alcool em acído acético e CO2.

Segundo pude apurar cada grau de acidez resulta de um grau de alcool no vinho. Vinagre comum tem uma acidez entre 4º a 7º. Como dizem os que produzem o vinagre Moura Alves «só de bom vinho se faz bom vinagre» e os especialistas em vinho não têm por hábito falar de vinhos com fraco grau. O vinagre Moura Alves tem 10º de acidez! O pai deste vinagre só pode ser uma boa referência.

Falta apenas referir o berço deste excelente vinagre. Este vinagre é produzido a partir de vinhos seleccionados oriundos da região da Bairrada. A sua acidificação decorre de forma inteiramente natural, ao longo de 10 anos em pipas de madeira de carvalho de 250 litros. Os invulgares 10º de acidez que apresenta são o resultado desse processo tradicional que constitui a base do excepcional aroma e sabor deste vinagre de vinho.

Como para qualquer ser humano o bom vinagre resulta de uma boa mãe, um bom pai e um bom berço.

Sendo uma produção artesanal, o vinagre «Moura Alves» está disponivel em quantidades muito limitadas, em garrafas numeradas e numa embalagem de luxo que dignifica e exalta as qualidades deste produto.

Sem comentários: